16 janeiro 2007

Na noite a luz ilumina melhor os espíritos?

O Sol não nos brindou hoje uma só hora que fosse com o seu calor. As nuvens tão negras têm sido que não deixam passar os seus raios. Tanta água vai passando, tão pouca vai caindo, leve e compassadamente.
Ao fim da tarde as nuvens ainda são mais negras e parece que baixam para nos trazerem ainda mais desta humidade que faz deste clima uma agrura no Inverno.
Nos intervalos das nuvens outras cores agora se vislumbram. O Sol ilumina-as por cima e cria tons avermelhados de uma luz difusa.
O dia está quase passado para quem já trabalhou a sua parte e não faz da noite o seu lugar de convívio. A vida organiza-se agora à volta de outros cenários, que a rua fica cada vez mais deserta.
A noite, para a maioria, é tempo de descomprimir. Mas para outros o ritmo é outro, mais forte e persistente. Ninguém pode adormecer a meio da corrida. Tudo parece mais artificial, amadurecido mais à força.
Mas também ninguém pode deixar o seu casulo de ideias feitas, a sua segurança. A tendência é para cristalizar quando o fruto ainda não atingiu o seu estado de maturação.
Ou será que na noite a luz ilumina melhor os espíritos. Enfim será que nós só pensamos assim porque tudo se decide onde nós não temos hipóteses de chegar?

Sem comentários:

Aqui pode vir a falar-se de tudo. Renegam-se trivialidades, mas tudo depende da abordagem. Que se não repise o que está por de mais mastigado pelo pensamento redondo dominante. Que se abram perspectivas é o desejo. Que se sustentem pensamentos inovadores. Em Ponte de Lima, como em todo o universo humano, nada nos pode ser estranho.

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
Ponte de Lima, Alto Minho, Portugal
múltiplas intervenções no espaço cívico

"Big Man" 1998 (1,83 de altura) - Obra de Mueck

"Big Man" 1998 (1,83 de altura) - Obra de Mueck
O mais perfeito retrato da solidão humana