21 janeiro 2007

O Reino do “Faz de Conta” - Episódio 3

Quando se comete um erro é natural que, reconhecendo-o, não o voltemos a repetir, o desculpemos a quem o praticou e não manifestemos menor apreço por ele. Mas se o erro persiste tudo tem de ser diferente.
José Sócrates realçou os erros cometidos no passado e destacou o ter-se permitido que “boa parte do esforço em formação não qualificasse nem certificasse as pessoas”.
Ficamos sem saber se José Sócrates pensará que foi pena as pessoas que frequentaram esses cursos não terem ficado com um certificado e que, mais importante que o curso é o certificado, teriam tirado muito mais proveito com este. À grande maioria os cursos não lhes terão servido para nada.
Ou se pelo contrário José Sócrates pensará que foi pena que esses cursos não tivessem sido bem escolhidos, bem aproveitados e não tivessem a qualidade suficiente para uma eventual certificação a valer. O pensamento dominante é este. Só uma boa avaliação do passado permitirá alguma certeza quanto ao futuro.
Ficamos pois sem saber se agora vai ser a sério. Se vai haver efectiva formação, exigente validação e correcta certificação. Se as pessoas interessadas vão chegar ao final com a qualificação exigível e o certificado credível.
Porque quem vai ser o juiz não é o Instituto Nacional de Estatística é o Mercado. E se o julgamento for negativo não são só os formandos os prejudicados. É todo o País.

Sem comentários:

Aqui pode vir a falar-se de tudo. Renegam-se trivialidades, mas tudo depende da abordagem. Que se não repise o que está por de mais mastigado pelo pensamento redondo dominante. Que se abram perspectivas é o desejo. Que se sustentem pensamentos inovadores. Em Ponte de Lima, como em todo o universo humano, nada nos pode ser estranho.

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
Ponte de Lima, Alto Minho, Portugal
múltiplas intervenções no espaço cívico

"Big Man" 1998 (1,83 de altura) - Obra de Mueck

"Big Man" 1998 (1,83 de altura) - Obra de Mueck
O mais perfeito retrato da solidão humana