16 janeiro 2007

Qualificação onde nos levas?

Qualificação, a palavra-chave, que passou a um objectivo nacional. De repente descobrimos que nada sabemos, quando pensávamos que sabíamos até demais.
A esperteza parece ter sido para um mundo que era outro, fechado. Até que escondíamos de nós próprios algo que fosse além do nosso conhecimento superficial. A esperteza não se revela a ninguém.
Agora quer-se que tudo isso venha ao de cima, que nos sentimos capazes de fazer aquilo que nunca fizemos, que possamos ter num diploma as nossas habilitações escondidas.
Tantos anos sem nada podermos mostrar, de nos taparem os caminhos, de se apropriarem dos nossos lugares, como quem se apropria de um baldio, sem nos ligarem patavina, que agora vamos mostrar ao que vimos, se vamos!
E agora que tudo parece fácil o mundo é outro, com outras exigências e necessidades. E nós que nos preparamos para sermos funcionários públicos, quando muito comerciantes! Que desilusão!
O comércio esse toda a gente sempre o soube fazer. A nossa experiência tem séculos. Mas já perdemos muitos navios.
Os funcionários públicos agora ninguém os quer.

2 comentários:

josé antónio cunha disse...

A propósito da imagem: como anda pobre, serôdia, e agora até envergonhada, a estatutária limiana.É no Largo de S. José, nos jardins marginais, em todo canto e esquina está o tropeço granitoso.
Está agora esta vaquinha de ingenuidade presepial,envergonhada, que teima em não sair de improvisado estábulo.
Longe vai o tempo em que artistas e canteiros limianos rendilharam de talentosas obras graníticas os sítios da Ribeira Lima. A história local e regional guarda-os referenciados,não como dignos artesãos,mas elevando-os mestres de saberes da arte superior de trabalhar o granito.

trigalfa disse...

Honra ao seu pai, um desses mestres esquecidos. Havemos de falar mais disso.

Aqui pode vir a falar-se de tudo. Renegam-se trivialidades, mas tudo depende da abordagem. Que se não repise o que está por de mais mastigado pelo pensamento redondo dominante. Que se abram perspectivas é o desejo. Que se sustentem pensamentos inovadores. Em Ponte de Lima, como em todo o universo humano, nada nos pode ser estranho.

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
Ponte de Lima, Alto Minho, Portugal
múltiplas intervenções no espaço cívico

"Big Man" 1998 (1,83 de altura) - Obra de Mueck

"Big Man" 1998 (1,83 de altura) - Obra de Mueck
O mais perfeito retrato da solidão humana