02 janeiro 2007

Que objectivos para 2007 na perspectiva Presidencial?

Cavaco Silva fez o balizamento dos grandes objectivos nacionais para o ano de 2007 e escolheu três. Não que não hajam outros igualmente importantes mas percebe-se que, quando a hora da aferição chegar, é mais fácil e prático tomar só três por paradigmas.
Também se percebe que esta escolha se destina à governação no seu sentido mais amplo. A aferição a fazer será sobre o contributo de todos os intervenientes, de que destacaremos empresários, professores e juízes.
Além de poder haver outras justificações percebe-se que economia, ensino e justiça, são escolhas acertadas porque domínios em permanente observação. Diga-se que nem sempre da forma mais correcta, porque a neblina é lançada por toda a espécie de “ignorantes”. Que, aliás, os políticos têm obrigação de esclarecer. Mas deixemo-nos de pensamentos redondos.
A economia, com as suas deficiências, tem servido de desculpa ou justificação para tudo o que de mau ou bom se vai passando neste País. O ensino vem assumindo, a custo diga-se, a importância que o desenrascanço nacional nunca lhe deu. A justiça, de assunto distante e elevado, vem passando a assunto banal e bode expiatória de todos os males, mas de que se reconhece a elevada importância numa sociedade civilizada.
O ensino e a justiça, professores e juízes, aqueles que mais contra-poder corporativo exercem sobre o poder político democrático. Aqueles que, com as artes que desenvolvem, minam Ministérios e subvertem princípios. Aqui Cavaco Silva tem de prestar a máxima atenção.

1 comentário:

Montenegro Fiúza disse...

Meu Caro Camarada
da "Utopia Limiana"

Só o homem culto pode aspirar a ser Livre...
Eu sei que és Livre!
Obrigado por contribuires para a edificação de uma sociedade Livre, logo mais Justa e mais Fraterna.
Um abraço Amigo e Fraterno

Montenegro Fiúza

Aqui pode vir a falar-se de tudo. Renegam-se trivialidades, mas tudo depende da abordagem. Que se não repise o que está por de mais mastigado pelo pensamento redondo dominante. Que se abram perspectivas é o desejo. Que se sustentem pensamentos inovadores. Em Ponte de Lima, como em todo o universo humano, nada nos pode ser estranho.

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
Ponte de Lima, Alto Minho, Portugal
múltiplas intervenções no espaço cívico

"Big Man" 1998 (1,83 de altura) - Obra de Mueck

"Big Man" 1998 (1,83 de altura) - Obra de Mueck
O mais perfeito retrato da solidão humana