12 fevereiro 2007

Os resultados do referendo à I.V.G. em Ponte de Lima

Depois das Ilhas, de Viseu e de Vila Real foram no Distrito de Viana do Castelo os mais fracos resultados do SIM. E dentro deste o mais negativo tinha que ser em Ponte de Lima.
De qualquer modo houve uma melhoria do SIM de quase 100 % em termos absolutos perante uma manutenção da votação no Não. Mas num País que já vai vendo onde está a civilização, que não na hipocrisia, era de exigir mais.
Em Arca o Sim teve uma votação semelhante ao resultado nacional o que é de louvar. Na freguesia da Vila de Ponte de Lima também o Sim fez um bom resultado só perdendo por 5 votos. A freguesia que se seguiu foi Feitosa com um resultado acima dos 40 %.
Temos assim um voto urbano mais actualizado e moderno. Destaque-se ainda as freguesias em que o resultado foi superior a 30 %: Arcos, Arcozelo, Freixo, Labrujó, Ribeira, Santa Comba, que no geral também são mais urbanas.
Num grupo de 12 freguesias o voto Sim ficou entre os 20 % e os 30 %, portanto à volta da média concelhia: Bárrio, Cepões, Correlhã, Estorãos, Gandra, Moreira, Rendufe, Sá, Sandiães, Seara, Vitorino das Donas e Mato.
Num numeroso grupo de 22 freguesias, representando 40 % dos votantes, o Sim ficou entre os 10 % e os 20 % o que distorceu sobremaneira o resultado total.
Na cauda temos algumas pequenas e médias freguesias em que a média é claramente distorcida, mas que ainda assim representam 10 % dos votantes e em que a votação no Sim foi inferior a 10 %: Beiral do Lima, Boalhosa, Cabaços, Fojo Lobal, Gondufe, Poiares, Queijada e Serdedelo.
As conclusões são fáceis de tirar.

2 comentários:

O talassa disse...

Os resultados factuais em Ponte de Lima são: o sim teve 4394 votos e o não 14987 tudo o resto são comentários da já habitual “superioridade arrogante” do partido socialista.

trigalfa disse...

Os resultados têm leituras, e a leitura que eu faço remete para a imaturidade de parte significativa da popupação limiana para distinguir entre a tolerância social que é visivel ao permitir a I.V.G. e a tolerância emocional só franqueada pelo segredo que permite o desmancho clandestino e não lhe permite aderir à clareza da primeira.

Aqui pode vir a falar-se de tudo. Renegam-se trivialidades, mas tudo depende da abordagem. Que se não repise o que está por de mais mastigado pelo pensamento redondo dominante. Que se abram perspectivas é o desejo. Que se sustentem pensamentos inovadores. Em Ponte de Lima, como em todo o universo humano, nada nos pode ser estranho.

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
Ponte de Lima, Alto Minho, Portugal
múltiplas intervenções no espaço cívico

"Big Man" 1998 (1,83 de altura) - Obra de Mueck

"Big Man" 1998 (1,83 de altura) - Obra de Mueck
O mais perfeito retrato da solidão humana