10 fevereiro 2007

As garças e os infestantes

O primeiro motivo para esta foto é claro a presença das garças. Mas nós devemos ter olhos para tudo, para aquilo que gostamos, para o que gostamos menos, para o que nos é indiferente e para aquilo que não gostamos nada.
Então deixemos as garças descansadas, que elas estão tão só a tentar dar à sua subsistência um contributo calórico que apanhem desprevenido. O rio tem uma cor bonita mas não se iludam, se não é ilusão criada pela máquina, é ilusão criada pelo magnífico sol que esteve hoje de manhã.
Depois, mais ao fundo, temos a margem direita do rio cheia de erva seca, erva que resistiu às últimas (pequenas) cheias (que agora temos). A partir de agora virá erva nova, verdinha, mas que os pescadores dizem prejudicial, por ali se criarem pequenos lagos óptimos para as aves comerem os pequenos peixes, incluindo lampreias, que por lá se espalham.
Mas temos mais e isto é que é abominável. O nosso Rio, com as suas margens, encontra-se na Rede Natura 2000. Se não sabem o que é um infestante, uma árvore exótica que devia ser erradicada deste habitat é aquela que já começa a florir ao fundo.
Mandem-nas para o Sampaio do Turismo que ele aprecia para fazer a Festa da Mimosa.

Sem comentários:

Aqui pode vir a falar-se de tudo. Renegam-se trivialidades, mas tudo depende da abordagem. Que se não repise o que está por de mais mastigado pelo pensamento redondo dominante. Que se abram perspectivas é o desejo. Que se sustentem pensamentos inovadores. Em Ponte de Lima, como em todo o universo humano, nada nos pode ser estranho.

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
Ponte de Lima, Alto Minho, Portugal
múltiplas intervenções no espaço cívico

"Big Man" 1998 (1,83 de altura) - Obra de Mueck

"Big Man" 1998 (1,83 de altura) - Obra de Mueck
O mais perfeito retrato da solidão humana