11 março 2007

Pessegueiros, cerejeiras e ameixieiras em flor

Quatro dias de Sol foram suficientes para retirar a roupa mais pesada, para sair de casa e procurar o prodígio que na natureza constitui o florir das árvores, para já as mais prematuras.
Nesta época em que ainda não há folhas, as flores que desabrocham de algumas árvores brilham mais do que nunca. Mas lastimosamente não temos por cá amendoeiras, árvores cuja floração se deve fazer nos dias frios e cuja maturação dos frutos se faz nos dias quentes. Isto que só se consegue no Alto Douro e nas serranias do Algarve também nunca se sabe se virá para cá.
Valha-nos para já as ameixieiras, as cerejeiras e os pessegueiros, tão ou mais bonitos, que o contra é não sobressaírem tanto na paisagem. Mas têm mais tonalidades de cor, são mais esplendorosas, na sua modéstia influência nesta rica e variegada paisagem, tão depressa ficará repleta de verde.
Também fora daqui ninguém comerá dos seus frutos, que neste domínio ainda estamos na época da auto-subsistência. Muitos frutos não terão sequer a qualidade indispensável para entrar na nossa alimentação. Infelizmente não é por aqui que se construirá o nosso futuro.

Sem comentários:

Aqui pode vir a falar-se de tudo. Renegam-se trivialidades, mas tudo depende da abordagem. Que se não repise o que está por de mais mastigado pelo pensamento redondo dominante. Que se abram perspectivas é o desejo. Que se sustentem pensamentos inovadores. Em Ponte de Lima, como em todo o universo humano, nada nos pode ser estranho.

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
Ponte de Lima, Alto Minho, Portugal
múltiplas intervenções no espaço cívico

"Big Man" 1998 (1,83 de altura) - Obra de Mueck

"Big Man" 1998 (1,83 de altura) - Obra de Mueck
O mais perfeito retrato da solidão humana