03 março 2007

O que está em causa neste vaivém P.S.P/G.N.R.

O governo elaborou uma resolução que tem em vista fazer várias alterações em relação às forças de segurança e em particular à reformulação da sua distribuição territorial.
Conforme a resolução “pretende-se incrementar a acessibilidade e a proximidade das forças de segurança aos cidadãos, garantindo a sua presença nos locais onde são mais requeridas, reforçando a visibilidade e valorizando o seu potencial de prevenção e de combate à criminalidade.”
O governo entendeu justificar-se esta alteração porque “Tendo em conta a natureza de ambas as forças como polícias integrais de âmbito nacional e os custos institucionais, financeiros e pessoais das deslocalizações, a redistribuição de áreas de responsabilidade é limitada aos casos em que tal se afigura absolutamente essencial para a racionalização das forças.”
É assim uma alteração minimalista que não responde a todas as necessidades detectadas e que é necessário em tempo oportuno reactualizar.
Os pressupostos que dão cabimento às alterações que nos afectam são conforme o articulado da resolução a “Eliminação das situações de sobreposição de meios entre as duas forças ou de descontinuidade, em especial no respectivo dispositivo territorial.”
Tem-se em vista assim “Limitar as Freguesias partilhadas entre as duas forças de segurança àquelas em que elementos naturais, vias de comunicação ou a própria descontinuidade das Freguesias aconselham tal partilha.”
Foi entendido que a partilha das freguesias de Arcoselo, Feitosa e Ribeira (entregues à G.N.R) e Arca (entregue à P.S.P.) se não justificava por não haver elementos que as dividam na sua extensão.
Este princípio é perfeitamente aceitável mas parece-me que a diminuição da área de intervenção da P.S.P. poderá ser o princípio do seu fim. Pena é que, sendo a barreira constituída pelo rio impeditiva do patrulhamento da parte de Além da Ponte (historicamente ligada à Vila) se não traga o comando da G.N.R. para a margem direita do Lima.Reconheça-se que se fora assim não se responderia à contenção de custos e iríamos para o despesismo inaceitável. Visite http://reformassi.mai-gov.info/wp-content/uploads/meai_rcm_forcas-seguranca_20070314_final-_2_.pdf

Sem comentários:

Aqui pode vir a falar-se de tudo. Renegam-se trivialidades, mas tudo depende da abordagem. Que se não repise o que está por de mais mastigado pelo pensamento redondo dominante. Que se abram perspectivas é o desejo. Que se sustentem pensamentos inovadores. Em Ponte de Lima, como em todo o universo humano, nada nos pode ser estranho.

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
Ponte de Lima, Alto Minho, Portugal
múltiplas intervenções no espaço cívico

"Big Man" 1998 (1,83 de altura) - Obra de Mueck

"Big Man" 1998 (1,83 de altura) - Obra de Mueck
O mais perfeito retrato da solidão humana