22 maio 2008

Uma clarificação necessária no espaço jornalístico

Segundo o Público de 12-05-2008 há vários autarcas com interesses em empresas da construção civil e imobiliário, que se sabe serem aquelas que fazem um cerco de mais perto às Câmaras municipais, para poderem obter facilidades e contratos favoráveis aos seus negócios.
Já se sabe que neste País não há qualquer vergonha nos negócios entre as pessoas, quando mais quando de um lado está uma Instituição Pública cujos gestores tratam como seus os bens públicos. Delapida-se o que não é deles, dá-se largas à fealdade e ao oportunismo.
Ninguém que conheça casos menos claros, se não tiver um motivo muito forte, se vai meter em trabalho por os denunciar. Os autarcas no geral são vingativos, mesmo quando não se fala de corrupção, não dissociam a qualidade da sua gestão, do seu perfil pessoal na vida social, tomam qualquer ataque àquela como de índole pessoal.
O mesmo Jornal se refere aos interesses existentes dos autarcas em órgãos de comunicação social, de que se destaca a detenção de quotas em empresas proprietárias de rádios locais. O Presidente da Câmara Municipal de Ponte de Lima, Daniel Campelo, é referido como estando incluído neste grupo.
Em termos de interesses, estes parecem mais da área defensiva do que envolvendo interesses económicos. A posse de uma quota pode representar somente a capacidade de uma intervenção na orientação editorial do órgão de comunicação em causa.
Era bom que Daniel Campelo assumisse a propriedade dessa quota, no sentido de clarificar a independência dessa rádio, ou jornal, o que não parece claro. Podemos estar a formular falsos juízos e isso não é saudável.

1 comentário:

trigalfa disse...

Está esclarecido o segredo. Daniel Campelo é sócio/accionista da Rádio Voz do Neiva. E compreende-se, embora a sede seja em Duas Igrejas-Vila Verde, Daniel Campelo é um homem do Vale do Neiva.

Aqui pode vir a falar-se de tudo. Renegam-se trivialidades, mas tudo depende da abordagem. Que se não repise o que está por de mais mastigado pelo pensamento redondo dominante. Que se abram perspectivas é o desejo. Que se sustentem pensamentos inovadores. Em Ponte de Lima, como em todo o universo humano, nada nos pode ser estranho.

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
Ponte de Lima, Alto Minho, Portugal
múltiplas intervenções no espaço cívico

"Big Man" 1998 (1,83 de altura) - Obra de Mueck

"Big Man" 1998 (1,83 de altura) - Obra de Mueck
O mais perfeito retrato da solidão humana