19 maio 2008

Que podemos fazer para pertencer ao grupo dos humildes?

Normalmente são considerados humildes aqueles que não ambicionam muito mais do que aquilo que têm. Mas, não é por achar ter merecimento para ter mais do que aquilo que tem, que a alguém deve ser recusada essa qualidade. Assim como, a quem achar que tem mais do que devia, ela lhe deve ser atribuída automaticamente.
Normalmente são considerados humildes aqueles que possuem em menor grau a esperteza que achamos ser necessária para ter sucesso nesta sociedade. Também não parece dever ser por aí que esta qualidade deve ser ou não atribuída. Se há aspectos da esperteza que devem ser suficientes para nos retirar do grupos dos humildes, de certo que o simples facto de não possuirmos nenhuma esperteza também não nos dá entrada imediata.
Normalmente são considerados humildes aqueles que estão mais longe do poder, como se este pudesse atribuir ou retirar uma qualidade que se pode ver pela postura na vida, quer se detenha ou não poder. Sendo o poder uma necessidade de que a humanidade ainda se não conseguiu livrar, só é ilegítimo quando assenta em regras que aceitam a corrupção.
Todas as noções que colocam os humildes num extremo qualquer de uma escala que sirva para medir outros factores pessoais ou sociais são noções redutoras que mais não pretendem ser que meio caminho para chegarmos a noções que se confundem com o menosprezo, o desprezo e que no seu extremo até têm por fim a humilhação.

Sem comentários:

Aqui pode vir a falar-se de tudo. Renegam-se trivialidades, mas tudo depende da abordagem. Que se não repise o que está por de mais mastigado pelo pensamento redondo dominante. Que se abram perspectivas é o desejo. Que se sustentem pensamentos inovadores. Em Ponte de Lima, como em todo o universo humano, nada nos pode ser estranho.

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
Ponte de Lima, Alto Minho, Portugal
múltiplas intervenções no espaço cívico

"Big Man" 1998 (1,83 de altura) - Obra de Mueck

"Big Man" 1998 (1,83 de altura) - Obra de Mueck
O mais perfeito retrato da solidão humana