20 maio 2008

A humildade vive da confiança e da lealdade

Os humildes são aqueles que entre o poder e a confiança escolhem a confiança. O poder é o mais seguro atributo que geralmente as pessoas consideram para lhes garantir autonomia, independência, auto-suficiência, consideração, reconhecimento, respeitabilidade, dignidade.
É verdade que a maioria dos poderes não são absolutos e portanto não asseguram que o seu relacionamento tenha aquelas características de modo absoluto. No geral todos dependem de alguém que detém ainda mais poder, mas, porque também este não é detentor de poder absoluto, tem de manter um certo equilibrio com superiores e subordinados.
Porém por menos apelativo que o poder seja, é difícil resistir à sua sedução. O poder é algo com que se têm que aprender a viver. O humilde também não rejeita o poder mas acha que ele deveria assentar numa base de confiança. O humilde rejeita viver num clima de suspeição. O humilde privilegia a lealdade e rejeita em absoluto a fidelidade.
O humilde aceita negociar mas rejeita a insídia. O humilde aceita o poder mas rejeita a prepotência e a sobranceria. O humilde aceita a sabedoria mas rejeita a insolência. O humilde acredita na confiança, livremente estabelecida, sem coacção e contrapartidas. O humilde rejeita que a desconfiança se transforme em preconceito.

Sem comentários:

Aqui pode vir a falar-se de tudo. Renegam-se trivialidades, mas tudo depende da abordagem. Que se não repise o que está por de mais mastigado pelo pensamento redondo dominante. Que se abram perspectivas é o desejo. Que se sustentem pensamentos inovadores. Em Ponte de Lima, como em todo o universo humano, nada nos pode ser estranho.

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
Ponte de Lima, Alto Minho, Portugal
múltiplas intervenções no espaço cívico

"Big Man" 1998 (1,83 de altura) - Obra de Mueck

"Big Man" 1998 (1,83 de altura) - Obra de Mueck
O mais perfeito retrato da solidão humana