03 abril 2007

“Que interesse, que objectivos, que valores estão a inspirar esta teimosia” … de Marques Mendes

Ao fazer esta pergunta dirigida ao Governo está a querer que as pessoas subentendam aquilo que ele quer, com a sua teimosia, que falsamente admitam, que por trás da decisão de construir um aeroporto na Ota está alguma ilegalidade.
O seu ar seráfico, revelador do mais puro cinismo, espelhado naquela cara flácida que sustenta uns olhos de víbora, não é suficiente para dar qualquer seriedade à sua pergunta.
No debate na Assembleia da Republica revelou o seu verdadeiro temor: Que haja obras públicas nos tempo mais próximos e que a crise se não prolongue mais para perto das eleições.
Aquele desbocado parlamentar para que o Governo não venha eventualmente a baixar os impostos em vésperas de eleições, queria que os descesse já, também para prolongar a crise, para criar dificuldades orçamentais e atrapalhar a governação.
Como vê que as coisas parecem ir no bom caminho, tudo serve para lançar escolhos para a engrenagem. Porta-se como um rapaz pequeno, truculento e pertinaz, só que não tem mãos para pegar o touro pelos cornos, só lhes faz umas cócegas no rabo.
Este político não tem elevação no porte, nas atitudes, no olhar. É um roedor, habituado ao tráfico de influências, aparelhista, cujo papel não é superior ao daquele sargento que na tropa consegue, pela tarimba, comandar interinamente uma companhia mas nunca chegará a capitão.
Vã glória de quem vai ser humilhado nas próximas eleições ou será antes afastado pelos seus próprios correligionários. Quem lhe descobrir alguma substância que o compre. Será lá possível descobrir um “burro” mais teimoso?
PS: A Ota, como qualquer outro aeroporto, fará de nós cada vez mais um local de passagem e de turismo, com a dependência e a vulnerabilidade que isto comporta. Corresponde a uma lógica que podíamos não seguir mas que se vai tornando inelutável.
Aceitando-a, mesmo contra vontade, só está mal numa coisa: O T.G.V. via Badajoz em vez do T invertido, a ligação a Madrid via Beira Baixa. Mas aí fomos nós que nos demitimos perante a força da Espanha.

Sem comentários:

Aqui pode vir a falar-se de tudo. Renegam-se trivialidades, mas tudo depende da abordagem. Que se não repise o que está por de mais mastigado pelo pensamento redondo dominante. Que se abram perspectivas é o desejo. Que se sustentem pensamentos inovadores. Em Ponte de Lima, como em todo o universo humano, nada nos pode ser estranho.

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
Ponte de Lima, Alto Minho, Portugal
múltiplas intervenções no espaço cívico

"Big Man" 1998 (1,83 de altura) - Obra de Mueck

"Big Man" 1998 (1,83 de altura) - Obra de Mueck
O mais perfeito retrato da solidão humana