14 março 2009

Pela recuperação do modelo dos actuais candeeiros da Ponte Medieval

A Câmara Municipal de Ponte de Lima colocou durante algum tempo dois novos tipos de candeeiros sobre a Ponte Medieval para analisar o seu efeito estético e a sua correspondência à iluminação pretendida.
Os motivos desta alteração são vários, desde a deterioração dos actuais por enferrujamento à necessidade de um melhor efeito visual e de uma melhor eficiência energética, escondendo o foco de luz e projectando-a toda sobre a ponte e à necessidade de duplicar o número de candeeiros.
Os candeeiros lá colocados correspondem a alguns dos objectivos mas não a todos. Não havia necessidade de alterar o actual visual em relação ao suporte dos candeeiros existentes, que emprestam uma outra robustez, uma maior grandiosidade nos quatro elementos que a constituem.
Os suportes apresentados, um redondo e outro quadrado, são de uma simplicidade confrangedora que se coaduna pouco com o carácter pesado duma obra da natureza da ponte. Já quando ao suporte propriamente da lâmpada eléctrica a solução actual não satisfaz em nenhum sentido.
A implantação na actual base de um suporte da lâmpada diferente era possível. Decerto um suporte quadrado semelhante a uma das soluções apresentadas, com uma outra dimensão talvez para se não perder de vista e corresponder à dimensão do restante candeeiro.
Aceitam-se estudos.

Sem comentários:

Aqui pode vir a falar-se de tudo. Renegam-se trivialidades, mas tudo depende da abordagem. Que se não repise o que está por de mais mastigado pelo pensamento redondo dominante. Que se abram perspectivas é o desejo. Que se sustentem pensamentos inovadores. Em Ponte de Lima, como em todo o universo humano, nada nos pode ser estranho.

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
Ponte de Lima, Alto Minho, Portugal
múltiplas intervenções no espaço cívico

"Big Man" 1998 (1,83 de altura) - Obra de Mueck

"Big Man" 1998 (1,83 de altura) - Obra de Mueck
O mais perfeito retrato da solidão humana