14 maio 2007

Uma das faces da paisagem limiana

O lixo existe e pode ser belo. É esta a temática do Festival Internacional de Jardins 2007 de Ponte de Lima que será inaugurado a 25 de Maio e estará aberto até finais de Outubro.
Nas sociedades rurais como Ponte de Lima o lixo nunca constituiu qualquer problema. Pode-se dizer que só o passou a ser após a utilização daquelas embalagens cavernosas com insecticidas, bactericidas, pesticidas e toda a espécie de substâncias químicas que eliminam esses seres tenebrosos.
Mas surpreendentemente em Ponte de Lima este é o ano do lixo. O lixo aqui é Rei. De repente alguém se apercebeu que o lixo é Arte. O mesmo alguém, presumo, também constatou que o lixo é um incómodo, menos para quem o faz. O próprio alguém, e aqui é garantido que é o mesmo, até reparou que o lixo era caro e pespegou-lhe o preço pelas estrada concelhias.
À falta do colorido, deslumbrante e inimaginável espectáculo das trinta toneladas de lixo amontoadas no Largo de Camões, que o mesmíssimo alguém resolveu cancelar, venha a Ponte de Lima deambular por este labirinto de jardins à beira rio plantados.
Já agora que cá está dê uma olhadela, procure ver o que ninguém vê, suba montes e embrenhe-se nos labirintos das aldeias, olhe a realidade de quem não fala nos telejornais e não está contagiado pela febre mediática, que afinal os reivindicadores que lá nos aparecem são sempre os mesmos e falam à mesma voz, têm cartilha.

Sem comentários:

Aqui pode vir a falar-se de tudo. Renegam-se trivialidades, mas tudo depende da abordagem. Que se não repise o que está por de mais mastigado pelo pensamento redondo dominante. Que se abram perspectivas é o desejo. Que se sustentem pensamentos inovadores. Em Ponte de Lima, como em todo o universo humano, nada nos pode ser estranho.

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
Ponte de Lima, Alto Minho, Portugal
múltiplas intervenções no espaço cívico

"Big Man" 1998 (1,83 de altura) - Obra de Mueck

"Big Man" 1998 (1,83 de altura) - Obra de Mueck
O mais perfeito retrato da solidão humana