15 fevereiro 2009

Um vila do sempre a andar que um dia fecha

As alterações a efectuar no Passeio 25 de Abril e ruas adjacentes nunca foram publicitadas. Um qualquer vereador da Câmara Municipal de Ponte de Lima acorda um dia mal disposto e decide que há-se varrer todos os carros da Vila de modo a não estragar a fotografia de algum pretensioso que por cá passe.
Alargar passeios que a gente é muita, proibir simples paragens que os comerciantes e outros serviços da Vila não necessitam de acessibilidades é o lema. Os de Gondomar agradecem nos domingos que cá vêm para esticar as pernas, apanhar ar fresco e usar as casas de banho.
Neste concelho nada é submetido a parecer sequer dos órgãos camarários, quanto mais submetido à apreciação do público em geral. Tudo é decidido por seres iluminados que impõem a sua ideia de Vila, adulteram toda a vivência característica de uma Vila tão tradicional como a nossa para aplicar uma modernidade saloia que os deixe ficar na história.
As vozes contra são muitas, mas o poder sabe como actuar. Promove intervenções desgarradas que somadas dão como resultado este atrofiamento irresponsável, esta desertificação inexorável, esta debandada irreversível. Quem nos salva destes seres irrequietos que esventram tudo, remexem o mexido e se dedicam a remendar o que antes estragam?

2 comentários:

monteiro disse...

Mais uma vez de visita ao seu blog e desta vez para deixar um reparo que me parece estar a ser esquecido em toda esta intervenção. - onde serão feitas as cargas e descargas de mercadorias, que abastecem o comercio existente em toda aquela area comercial, pois parece-me que não está prevista qualquer local para esse efeito.
vamos por certo assistir à formação de interminaveis filas de transito, a estacionamentos em cima do passeio e a muitas cenas de perseguição policial aos distribuidores que tem necessidade de ai se deslocarem para efectuarem as suas descargas.
Mas fico um pouco triste, por ver que tantos criticam e na hora e local próprio concordaram com a intervenção que está a ser feita, pois parece-me que a mesma foi aprovada por unanimidade, em reunião de Cámara , como sempre!

Veritas Ponte de Lima disse...

Caro senhor

Só há pouco descobri o seu interessante Blogue e também não posso deixar de estar de acordo com o que refere.
Começo seriamente a desconfiar que estas obras em vez de servirem para a circulação dos peões, vão passar a ser usadas e abusadas pelos proprietáriso dos Restaurantes vizinhos, designadamente o Encanada, que já é o local preferencial da autarquia. Pergunto porque é que não se alargou o passeio do outro lado junto ao Restaurante sabores do Lima? É que aqui os deficientes motores são obrigados a sair do passeio e virem para a estrada, pois o mesmo está ocupado pela explanada. Neste mesmo Restaurante, na explanada virada ao Manuel Padeiro, existia há bem pouco tempo uma cabine telefónica dentro da mesma (ignoro se ainda existe. Isto não lembra a niguém

António da Ponte

Aqui pode vir a falar-se de tudo. Renegam-se trivialidades, mas tudo depende da abordagem. Que se não repise o que está por de mais mastigado pelo pensamento redondo dominante. Que se abram perspectivas é o desejo. Que se sustentem pensamentos inovadores. Em Ponte de Lima, como em todo o universo humano, nada nos pode ser estranho.

Acerca de mim

A minha foto
Ponte de Lima, Alto Minho, Portugal
múltiplas intervenções no espaço cívico

"Big Man" 1998 (1,83 de altura) - Obra de Mueck

"Big Man" 1998 (1,83 de altura) - Obra de Mueck
O mais perfeito retrato da solidão humana