19 junho 2008

As razões do nosso esquerdismo (14)

No período entre 25 de Abril de 1974 e 25 de Novembro de 1975 ocorreram factos decisivos independentemente da nossa apreciação mas também do conhecimento da sua própria existência. Porque se muitas vezes nos interrogamos porquê as coisas subitamente aconteceram de uma maneira não prevista é porque nos foi impossível acompanhar tudo o que se tenha passado.
O mais importante para as pessoas mais activas são porém os momentos de glória, aqueles factos que lhes dão razão, que passam a constituir para eles o ponto fulcral dos acontecimentos, aqueles que se buscam com mais ou menos ansiedade para dar colorido e razão à existência.
O problema desta forma de agir é as pessoas se deixarem arrastar pela emoção em detrimento da racionalidade e sabermos nós que nem toda a nossa emoção se criou com base na nossa racionalidade. A questão maior é que esta forma de agir pressupõe que, havendo momentos de glória, eles serão interpretados por outros como momentos de desgraça.
Se do lado vencedor se procurará consolidar a situação, do lado oposto se procurará reverter a saída. Os líderes, mesmo sabendo não serem estes momentos decisivos, procurarão que eles ocorram parra aumentar o fervor dos apoiantes e estes procurá-los-ão à falta de melhor interpretação da história.
Mas os líderes não deixarão de buscar os momentos da verdade, sabendo que eles existem e são de resultado irreversível, pelo menos em tempo útil. Preparar a chegada a um momento de verdade é estar atento aos momentos decisivos e não se deixar arrastar pelos momentos de glória. De vitória em vitória até à derrota final a 25 de Novembro de 1975 foi Cunhal.

Sem comentários:

Aqui pode vir a falar-se de tudo. Renegam-se trivialidades, mas tudo depende da abordagem. Que se não repise o que está por de mais mastigado pelo pensamento redondo dominante. Que se abram perspectivas é o desejo. Que se sustentem pensamentos inovadores. Em Ponte de Lima, como em todo o universo humano, nada nos pode ser estranho.

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
Ponte de Lima, Alto Minho, Portugal
múltiplas intervenções no espaço cívico

"Big Man" 1998 (1,83 de altura) - Obra de Mueck

"Big Man" 1998 (1,83 de altura) - Obra de Mueck
O mais perfeito retrato da solidão humana