Quem chega a qualquer rotunda vê comportamentos diferentes, uns por ignorância, outras por espertismo, mas que levam sempre a confusões desnecessárias e chatices evitáveis. A imagem acima, fornecida pelos próprios serviços oficiais, esclarece como devemos proceder e era bom que as escolas a tivessem em conta nas suas aulas. Tenho visto muitos carros de escolas de condução a proceder incorrectamente.
. Um exemplo típico é a rotunda de S. Gonçalo na qual e bem o acesso pelos vários lados está dividido em duas faixas, mas a que falta pintar no chão o uso que cada uma delas deve ter. Quem vem do lado de Sabadão deve-se encostar à direita se quer seguir para a estrada de Viana, caso contrário deve encostar-se à esquerda. Como se vê pela imagem quem queira sair da rotunda só deve passar à faixa exterior imediatamente a seguir à saída anterior à que vai usar.
Não se justifica o espertismo de esperar para ver se quem segue à nossa frente vai pela esquerda para nós irmos pela direita, mesmo que não queiramos sair na saída imediata ou ele vai pela direita e nós seguiremos então pela esquerda, quando é evidente que o parceiro da direita nos vai apertar dentro da rotunda porque ele não vai querer sair na saída imediata.
Sem comentários:
Enviar um comentário