12 fevereiro 2010

Do saco de gatos saiu um zaganeiro

Do saco de gatos que é o P.S.D. saiu um gato assanhado, Paulo Rangel. Este bichano demagogo quis antecipar-se à apresentação da candidatura de Aguiar Branco prevista parar sexta-feira. Uma jogada de antecipação tão evidente que o seu efeito será provavelmente nulo. Hoje já ninguém anda desprevenido para embarcar no primeiro cacilheiro que lhe aparece.
A sua insistência em rotura, rotura e mais rotura só revela que terá sido ele o conselheiro mor de Ferreira Leite que veio logo de início com esse discurso mas teve que inflectir para não ficar desacreditada. Será que este desbocado acredita mesmo que o povo acredita em profetas da desgraça?
Passos Coelho vai ter pois com quem discutir o rumo a tomar pelo P.S.D. Espero que venha a ser definido qual a doutrina política que os anima, em que lado do neo-liberalismo cada um deles se situa, qual a posição de cada um em relação ao sistema de segurança social, particularmente em relação ao sistema de reformas de que as pessoas possam vir a beneficiar na sua velhice.
Estes e muitos outros temas, em que a educação e a saúde são as mais relevantes, são aqueles em que estes candidatos demonstrarão se estão a favor da capitalização total da sociedade ou prevêem poder existir algum espaço para a solidariedade. Isto de se procurar saber qual é o mais anti-Sócrates é uma curiosidade mórbida. O que interessa saber, para o que devemos estar mais atentos é para o grau de anti-socialismo que cada um transporta.
A direita tem um dilema que a tolhe. Se tudo se clarificar, se se mostrar ao povo na sua nudez é natural que perca apoios daqueles que conseguem influenciar enquanto se mantém esta nebulosa sobre as suas reais intenções. Até aqui a direita tem-se visto bem a causar confusão, a sua ambição era chegar ao poder com um cheque em branco, mas vai ter que dizer ao que vem se quer ter hipótese de ser mais do que um estorvo para o País.

Sem comentários:

Aqui pode vir a falar-se de tudo. Renegam-se trivialidades, mas tudo depende da abordagem. Que se não repise o que está por de mais mastigado pelo pensamento redondo dominante. Que se abram perspectivas é o desejo. Que se sustentem pensamentos inovadores. Em Ponte de Lima, como em todo o universo humano, nada nos pode ser estranho.

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
Ponte de Lima, Alto Minho, Portugal
múltiplas intervenções no espaço cívico

"Big Man" 1998 (1,83 de altura) - Obra de Mueck

"Big Man" 1998 (1,83 de altura) - Obra de Mueck
O mais perfeito retrato da solidão humana