08 fevereiro 2010

Como devemos circular nas rotundas


Quem chega a qualquer rotunda vê comportamentos diferentes, uns por ignorância, outras por espertismo, mas que levam sempre a confusões desnecessárias e chatices evitáveis. A imagem acima, fornecida pelos próprios serviços oficiais, esclarece como devemos proceder e era bom que as escolas a tivessem em conta nas suas aulas. Tenho visto muitos carros de escolas de condução a proceder incorrectamente.
. Um exemplo típico é a rotunda de S. Gonçalo na qual e bem o acesso pelos vários lados está dividido em duas faixas, mas a que falta pintar no chão o uso que cada uma delas deve ter. Quem vem do lado de Sabadão deve-se encostar à direita se quer seguir para a estrada de Viana, caso contrário deve encostar-se à esquerda. Como se vê pela imagem quem queira sair da rotunda só deve passar à faixa exterior imediatamente a seguir à saída anterior à que vai usar.
Não se justifica o espertismo de esperar para ver se quem segue à nossa frente vai pela esquerda para nós irmos pela direita, mesmo que não queiramos sair na saída imediata ou ele vai pela direita e nós seguiremos então pela esquerda, quando é evidente que o parceiro da direita nos vai apertar dentro da rotunda porque ele não vai querer sair na saída imediata.

Sem comentários:

Aqui pode vir a falar-se de tudo. Renegam-se trivialidades, mas tudo depende da abordagem. Que se não repise o que está por de mais mastigado pelo pensamento redondo dominante. Que se abram perspectivas é o desejo. Que se sustentem pensamentos inovadores. Em Ponte de Lima, como em todo o universo humano, nada nos pode ser estranho.

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
Ponte de Lima, Alto Minho, Portugal
múltiplas intervenções no espaço cívico

"Big Man" 1998 (1,83 de altura) - Obra de Mueck

"Big Man" 1998 (1,83 de altura) - Obra de Mueck
O mais perfeito retrato da solidão humana