07 setembro 2009

Um comício confirmativo

Paulo Portas veio a Ponte de Lima num domingo à tarde para aproveitar a afluência da população suburbana da Grande Porto que se vem banquetear com o “nosso” sarrabulho. Só que esta gente não é de grandes exigências ideológicas, pensa mais com o estômago e faltou à chamada, o bloco central vai-a satisfazendo.
Mobilizaram alguns aldeãos, nada de outro mundo e muito longe do Largo cheio. A não ser que agora o Largo de Camões seja só aquele bocado entre o coreto e a sede do CDS, que até esse estava longe de encher. Paulo Julião, Maria Cerqueira e uns tantos jornalistas é que são avessos à verdade e abrem a boca à medida dos seus desejos.
Mas a isto já nós estamos habituados, a esta subserviência perante quem detém o poder e em especial perante quem lhes agrada. De admirar é o ar sereno de Daniel Campelo, dando o seu aval a um político de quem sempre divergiu e de quem tão mal tem dito. Terá Paulo Portas prometido algum cargo a Daniel Campelo?
Mais espantosa ainda é a presença no palco daquele senhor com ar ainda mais sereno que integra o executivo camarário só por amizade com o Daniel Campelo e porque queria fazer coisas de bem a favor de Ponte de Lima, que continua a ser uma pessoa de esquerda, que integrou o pai nas figuras ilustres de Ponte de Lima por ser um anti-salazarista dos quatro costados. Não, não pode ser, há aqui mentiras na frase que escrevi acima.
O inverso seria que esse senhor integrou o executivo camarário porque o dinheiro lá ganho dá jeito, porque está desiludido com a esquerda que nunca lhe deu uma oportunidade, o pai está lá porque, como ele o prova, seria sempre uma pessoa importante em qualquer regime.Não podemos é jogar em dois tabuleiros. O Franclim Alves Castro Sousa assumiu-se definitivamente como um homem de direita, contrário ao progresso e à solidariedade, um homem do antigo regime.

Sem comentários:

Aqui pode vir a falar-se de tudo. Renegam-se trivialidades, mas tudo depende da abordagem. Que se não repise o que está por de mais mastigado pelo pensamento redondo dominante. Que se abram perspectivas é o desejo. Que se sustentem pensamentos inovadores. Em Ponte de Lima, como em todo o universo humano, nada nos pode ser estranho.

Acerca de mim

A minha foto
Ponte de Lima, Alto Minho, Portugal
múltiplas intervenções no espaço cívico

"Big Man" 1998 (1,83 de altura) - Obra de Mueck

"Big Man" 1998 (1,83 de altura) - Obra de Mueck
O mais perfeito retrato da solidão humana