19 outubro 2008

Momentos da Crise (7)

Num livro recente Pedro Strecht afirma que a adaptação das expectativas dos pais em relação aos filhos reais que possuem, suas características de personalidade, pontos fortes e fracos é fundamental para um bom percurso escolar dos mais novos.
Também reconhece quanto isto é difícil dado a cultura dos adultos os levar a negar, desvalorizar e manifestar o maior descontentamento e até a humilhar publicamente os filhos.
Tanto assim é também na economia e por arrasto na política em que as expectativas criadas em tempo levam agora a manifestações de verborreia despropositada e injusta. Quem se preocupa em adaptar as suas expectativas às condições objectivas que se vão revelando?
Durante muito tempo as expectativas foram sempre em crescendo, à medida que algumas se iam satisfazendo mais e mais se criaram, criando um clima em que os sentimentos e emoções mais negativas se foram consolidando. Hoje, para bem da saúde mental de muitos, era bom fazer um reajuste das expectativas face às condições reais existentes.
De qualquer modo a maioria das pessoas só cairá no real quando a crise não afectar somente as expectativas, mas vier a afectar algumas das regalias já atingidas no passado. Aliás o mundo só tem a ganhar se se refrear as ambições, as ganâncias, a temperatura de todos os ambientes que, à semelhança da natureza, tem o seu nível próprio para funcionar bem.

Sem comentários:

Aqui pode vir a falar-se de tudo. Renegam-se trivialidades, mas tudo depende da abordagem. Que se não repise o que está por de mais mastigado pelo pensamento redondo dominante. Que se abram perspectivas é o desejo. Que se sustentem pensamentos inovadores. Em Ponte de Lima, como em todo o universo humano, nada nos pode ser estranho.

Acerca de mim

A minha foto
Ponte de Lima, Alto Minho, Portugal
múltiplas intervenções no espaço cívico

"Big Man" 1998 (1,83 de altura) - Obra de Mueck

"Big Man" 1998 (1,83 de altura) - Obra de Mueck
O mais perfeito retrato da solidão humana