12 outubro 2009

Uma primeira análise às autárquicas de 2009

A minha análise logo que foram apresentadas todas as candidaturas às autarquias limianas era esta http://trigalfa.blogspot.com/2009/08/uma-apreciacao-breve-das-candidaturas.html. Como é evidente nem em tudo acertei, mas sinto-me particularmente satisfeito pela aproximação entre a minha análise e aquilo que veio a ser a realidade.
Entretanto alguns dados foram apurados, algumas intervenções públicas dos candidatos foram produzidas, os programas foram publicados, produziu-se um debate entre todos os candidatos. A população também se manifestou sensível a estes aspectos, ao grau de aproximação dos candidatos em relação à população em geral, à sua leitura do que são os seus interesses e à forma de os transmitir.
Em alguns aspectos os resultados foram piores do que eu previ. Previ a perca do vereador socialista, mas não previ um resultado tão mau do PSD. O PS teve em relação a 2005 menos 1325 votos para a Câmara e menos 1582 votos para a Assembleia Municipal. Além do vereador perdeu 3 mandatos para a Assembleia Municipal. O PSD também teve menos votos e menos 2 mandatos para a Assembleia.
Os 2000 votos que o CDS teve a mais deram-lhe uma projecção global que nunca tinha tido. Ameaçou mesmo a Junta de Freguesia de Arcozelo, um dos poucos bastiões de resistência a esta onda Azul. O PS perdeu 22 de 46 mandatos nas Freguesias. O PSD recuperou 11 mandatos nas freguesias. A CDU ficou com 1 dos 3 mandatos que tinha nas freguesias e ganhou 1 mandato na Assembleia Municipal.
O PS e o PSD têm de tirar conclusões rápidas destes resultados. Amanhã já é tarde para as suas direcções se demitirem.

Sem comentários:

Aqui pode vir a falar-se de tudo. Renegam-se trivialidades, mas tudo depende da abordagem. Que se não repise o que está por de mais mastigado pelo pensamento redondo dominante. Que se abram perspectivas é o desejo. Que se sustentem pensamentos inovadores. Em Ponte de Lima, como em todo o universo humano, nada nos pode ser estranho.

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
Ponte de Lima, Alto Minho, Portugal
múltiplas intervenções no espaço cívico

"Big Man" 1998 (1,83 de altura) - Obra de Mueck

"Big Man" 1998 (1,83 de altura) - Obra de Mueck
O mais perfeito retrato da solidão humana