18 agosto 2009

Uma apreciação breve das candidaturas em Ponte de Lima

Estão fechadas as candidaturas aos orgãos autárquicos de Ponte de Lima. São quatro as forças concorrentes, umas lutam pela representação, outras pela vitória, outras nem tanto.
O Partido Comunista dito CDU concorre com as forças da casa. Estagnado, sem qualquer abertura à sociedade, num concelho em que as associações que normalmente lhe seriam afectas se colam ao poder, resta-lhe a prata da casa. Concorre por um lugar na Assembleia.
O Partido Socialista regrediu. Tendo ido buscar um candidato à orla do PC, depois de múltiplas recusas, apresentou um programa conformista, ruralista e pouco entusiasta. Recuperou a velha tralha passadista, putrefacta, que engordou à custa da política, sem nunca terem dado nada à sociedade, à política, à ética. Concorre para perder o lugar na vereação.
O Partido Social-Democrata é o único a dar um passo em frente. Apresenta um novo líder, dinâmico e aberto à sociedade. Já infelizmente o mesmo não se poderá dizer da maioria da sua lista, mas convenhamos que o mais importante é a liderança. A esta só lhe falta empenhar-se mais no local e deixar as querelas nacionais para outras instâncias. Concorre para subir, para recuperar vereadores, que já teve três, para atemorizar o CDS.
O Partido do Centro Democrático e Social anda medroso, a ver pelo número de cartazes que o seu candidato já espalhou pelo concelho. A sociabilidade deste não lhe garante autenticidade e verticalidade. Nunca será fácil a passagem de escudeiro de Daniel Campelo para seu substituto. Sustinha os golpes que não lhe eram destinados, mas, a ser eleito, passará a ser ele o alvo. Assessorado por quem manda mais do que ele, com o resto da lista politicamente inócua, a sua tarefa mostra-se difícil. É o alvo a abater.

Sem comentários:

Aqui pode vir a falar-se de tudo. Renegam-se trivialidades, mas tudo depende da abordagem. Que se não repise o que está por de mais mastigado pelo pensamento redondo dominante. Que se abram perspectivas é o desejo. Que se sustentem pensamentos inovadores. Em Ponte de Lima, como em todo o universo humano, nada nos pode ser estranho.

Acerca de mim

A minha foto
Ponte de Lima, Alto Minho, Portugal
múltiplas intervenções no espaço cívico

"Big Man" 1998 (1,83 de altura) - Obra de Mueck

"Big Man" 1998 (1,83 de altura) - Obra de Mueck
O mais perfeito retrato da solidão humana