04 outubro 2009

Exige-se ao PSD de Ponte de Lima clareza de propósitos

Ponte de Lima é o concelho mais retrógrado do Alto Minho. A direita sempre cá ganhou folgadamente e a esquerda a custo consegue um terço do eleitorado nas eleições legislativas e até já esteve fora do Executivo Municipal. O PS recuperou há oito anos um vereador em sete após uma ausência de 12 anos e resistiu há quatro anos. Desta vez pode deitar outra vez tudo a perder, que é o que acontece quando há uma bipolarização à direita.
Na realidade mesmo sendo à direita Ponte de Lima anseia por uma mudança. Aqui sim há asfixia e não é pouca. Mesmo sabendo do carácter mesquinho de que são possuidores os militantes sociais democratas mais destacados, capazes de fazer chantagem sobre Ponte de Lima quando estão no poder em Lisboa e de pôr em causa os interesses de Ponte de Lima para agradar ao poder de Lisboa quando ele é seu, em Ponte de Lima há a ideia de que valia a pena correr o risco e dar-lhes uma oportunidade.
Infelizmente o PSD local não consegue ver para além da sua cartilha e decerto os seus líderes nacionais mais lúcidos dispensá-los-iam de serem mais papistas que a Papisa. Não consegue ter ideias próprias a que dê mais importância do que as controversas ideias vindas de Lisboa ou, quando muito, vindas, via Paulo Morais, do Porto. Não consegue desenvencilhar o novelo de interesses em que a maioria dos seus homens mais conhecidos está presa.
O PSD local, perante a impossibilidade de unir esforços dos seus, só irá lá se clarificar quais os apoios que aceita ou não, quem fala ou não pelo partido, se afirmar que está disposto a fazer oposição clara seja qual for a evolução politica a nível nacional.
O PSD só lá irá se conseguir fazer um nó cego a todos os que falsamente são seus apoiantes e antes congregar apoios entre todos os desiludidos com a política local, mesmo vindos do CDS. Apoios para o nível nacional como o de Gaspar Martins são perniciosos, apoios para o nível local agradeciam-se porque pensamos ser o cabeça de lista do PSD garante de não haver negócios obscuros através de contrapartidas de qualquer natureza.

Sem comentários:

Aqui pode vir a falar-se de tudo. Renegam-se trivialidades, mas tudo depende da abordagem. Que se não repise o que está por de mais mastigado pelo pensamento redondo dominante. Que se abram perspectivas é o desejo. Que se sustentem pensamentos inovadores. Em Ponte de Lima, como em todo o universo humano, nada nos pode ser estranho.

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
Ponte de Lima, Alto Minho, Portugal
múltiplas intervenções no espaço cívico

"Big Man" 1998 (1,83 de altura) - Obra de Mueck

"Big Man" 1998 (1,83 de altura) - Obra de Mueck
O mais perfeito retrato da solidão humana