01 julho 2009

Um apelo descomprometido

Dando por adquirido que Daniel Campelo imprimiu a Ponte de Lima um cariz que a tornou um Cidade deslocada no seu aspecto, despropositada nas seus fins, parasitada na sua economia, pouco virada para o interior que lhe alberga a alma e muito virada para o exterior que lhe conspurca o corpo, que tenta captar franjas e tem que aguentar a lógica das multidões, há necessidade de repensar Ponte de Lima e o seu futuro.
Quando se apresentam eleições a breve trecho, “perdido” o carisma de Daniel Campelo, até nas suas hostes houve desentendimentos sobre quem deveria gerir o seu espólio. Das soluções possíveis a encontrada parece ser a pior mas não podemos estar seguros de que o povo não votará nela.
Situo-me claramente à esquerda e sei que a negação de um voto desta continuidade paralítica que pode estar no horizonte favorecerá preferencialmente o P.S.D., mas não é isso que me faz ficar parado. Impõe-se uma mudança mas no entanto nem a proposta do P.S.D. é fiável nem a mais longínqua do PS parece ter pernas para andar.
Com estes pressupostos faço um apelo às pessoas descomprometidas com qualquer das hipotéticas soluções que se reúnam sem preconceitos, sem condições à partida, de modo a analisar as soluções possíveis, os objectivos que Ponte de Lima deve ter como Cidade e só por fim e eventualmente a tradução política que uma possível convergência de ideias possa ter a tempo de não entregar o nosso futuro a quem não tem sensibilidade, qualidades para rasgar novos rumos, quiçá sequer para a gerir.
As pessoas certas são aquelas que tenham empenho em pôr em prática as ideias que sejam o mais consensual possível, que dialoguem com a sociedade civil, que não é só a da sede do concelho, e claro que representem as forças maioritárias, com exclusão do C.D.S., tão só porque decerto nunca estará interessado numa solução deste género. Mas para já o que seria importante seria avaliar se será possível congregar pessoas capazes de impulsionar uma solução destas.
Um jantar podia ser um bom momento de reflexão. Deixo a proposta no ar internáutico.

Sem comentários:

Aqui pode vir a falar-se de tudo. Renegam-se trivialidades, mas tudo depende da abordagem. Que se não repise o que está por de mais mastigado pelo pensamento redondo dominante. Que se abram perspectivas é o desejo. Que se sustentem pensamentos inovadores. Em Ponte de Lima, como em todo o universo humano, nada nos pode ser estranho.

Acerca de mim

A minha foto
Ponte de Lima, Alto Minho, Portugal
múltiplas intervenções no espaço cívico

"Big Man" 1998 (1,83 de altura) - Obra de Mueck

"Big Man" 1998 (1,83 de altura) - Obra de Mueck
O mais perfeito retrato da solidão humana