25 julho 2009

O espírito do lugar

O “espírito do lugar” é uma designação que em termos de arquitectura tem muito significado. Houve quem extrapolasse esse conceito para o domínio da antropologia, da sociologia e das ciências afins. Este conceito tem evidente a propósito e é de grande utilidade para percebermos porque acontecem determinados fenómenos num dado espaço, num lugar específico.
Recentemente alguém http://arquitecturaepontedelima.blogspot.com/ falou do “espírito do lugar” como a manifestação de uma revolta pelas transformações que o espaço físico está a sofrer à revelia de qualquer esforço de enquadramento no espaço herdado.
A força desse “espírito do lugar” está por determinar perante a agressão que indivíduos não imbuídos desse espírito vêem cometendo perante a passividade dos residentes. Haverá ainda algum lugar com espírito? A Vila de Ponte de Lima tem-no imbuído nas suas pedras?
A Além da Ponte funcionou em tempos como despoletadora de um espírito capaz de desbravar novos rumos mas hoje fica na feliz descoberta do poeta Ernesto Costa como o local de vivência de uma velhice profundamente humana. Também a Além da Ponte morreu?
O espírito do lugar tem de se encontrar não só nas pedras mas também nestas. Estes até são as que mais facilmente estão à disposição de todas as aves de arribação que aqui aportam vindas de próximos ou longínquos lugares. Porque querem deixar obra toca a mudar a propósito e a despropósito. O espírito do lugar que se lixe.
Não é só Daniel Campelo que tem outra paixão. Arreda! Arreda! Também muitos de vós do CDS não sois deste lugar, não lhe senteis a alma.

Sem comentários:

Aqui pode vir a falar-se de tudo. Renegam-se trivialidades, mas tudo depende da abordagem. Que se não repise o que está por de mais mastigado pelo pensamento redondo dominante. Que se abram perspectivas é o desejo. Que se sustentem pensamentos inovadores. Em Ponte de Lima, como em todo o universo humano, nada nos pode ser estranho.

Acerca de mim

A minha foto
Ponte de Lima, Alto Minho, Portugal
múltiplas intervenções no espaço cívico

"Big Man" 1998 (1,83 de altura) - Obra de Mueck

"Big Man" 1998 (1,83 de altura) - Obra de Mueck
O mais perfeito retrato da solidão humana