15 julho 2009

Afinal havia outra

Em recente entrevista, em jeito de despedida de mau gosto, veio declarar que a sua verdadeira paixão é Viana do Castelo, terra onde estudou e muito viveu na sua juventude. Afinal Campelo nasceu no Vale do Neiva, terra de gente que se distingue bem da do Vale do Lima, nem para melhor nem para pior, não vem ao caso, mas que tem mais afinidades com terras de Viana, Barcelos e Vila Verde.
Acho que foi sincero mas fica-lhe mal ter-nos andado a enganar estes anos todos. Mas também acho que Daniel Campelo virá a dizer ainda pior de Ponte de Lima, como se ele não tivesse culpas do nosso atraso, se não tivesse sido camarário este últimos vinte anos e o seu partido não estivesse no poder há trinta e três anos. À moda do outro dirá que “burros vos encontrei, burros vos deixei”.
Ele que também numa entrevista há uns anos ao Porto Canal de TV dizia que após abandonar a Câmara se iria dedicar à pastorícia e à elevação deste povo, só não disse se pela poesia ou qual o método. Acho que Daniel Campelo já é demasiado velho ou excessivamente novo para a poesia, mas de qualquer modo ele terá desistido desses propósitos.
Afinal não tenho motivo para não lhe desejar felicidades, só lhe agradecia que, uma vez eleito para Viana do Castelo, para lá leve a Amália e o Brutus com as suas tropas, deixe ficar alguma ruralidade genuína, mas leve o seu ruralismo, encaminhe para lá as tropas de Gondomar, Paredes, etc., antigamente chamados turistas de garrafão.
…E já agora leve também os seus serventuários que por cá deixou, uns poetas nostálgicos, uns músicos de ouvido, uns periodistas embevecidos, todos os que se deslumbram com o brilho das estrelas e esquecem a sua própria nobreza.

Sem comentários:

Aqui pode vir a falar-se de tudo. Renegam-se trivialidades, mas tudo depende da abordagem. Que se não repise o que está por de mais mastigado pelo pensamento redondo dominante. Que se abram perspectivas é o desejo. Que se sustentem pensamentos inovadores. Em Ponte de Lima, como em todo o universo humano, nada nos pode ser estranho.

Acerca de mim

A minha foto
Ponte de Lima, Alto Minho, Portugal
múltiplas intervenções no espaço cívico

"Big Man" 1998 (1,83 de altura) - Obra de Mueck

"Big Man" 1998 (1,83 de altura) - Obra de Mueck
O mais perfeito retrato da solidão humana