27 abril 2009

Uma Comissão de que já não se fala

A Assembleia Municipal de Ponte de Lima, na sua reunião do 25 de Abril, decidiu-se pela criação de uma comissão de acompanhamento da definição e concretização do projecto da rede ferroviária de alta velocidade que atravessa o concelho de Ponte de Lima, no eixo Porto -Vigo.
Votaram somente 15 membros contra e 5 abstiveram-se. A favor, presume-se, foram mais. Somente há um facto inultrapassável: São votos de uma só força política e da maioria, senão da totalidade dos Presidentes de Junta.
Tendo a CDU, o PS e o PSD, embora por razões diferentes, recusado integrar a referida Comissão qualquer veleidade de a constituir caiu por terra. Está assim constituída uma comissão virtual que nunca terá hipóteses de ascender ao domínio da realidade por falta de representatividade.
Não houve qualquer tentativa de chegar a um consenso prévio em relação aos pressupostos que deveriam presidir ao trabalho de uma comissão deste tipo. Entre os membros do Partido Socialista e o representante da CDU que, por princípio, apoiavam o TGV e os membros do PSD que se lhe oponham irredutivelmente o Presidente da Assembleia e deputado do CDS Abel Batista não conseguiu estabelecer qualquer ponte.
O maior adversário da formação desta Comissão foi o PSD, na sua cegueira de seguir as propostas políticas do seu Partido a nível nacional. O propósito do PS era definir o quanto mais cedo possível o traçado adoptado e propor neste as alterações, necessariamente mínimas, que fossem viáveis.
Reduzir ao mínimo o tempo de condicionamento no traçado que vai ser abandonado, de modo a que as pessoas possam prosseguir os seus projectos, e mesmo reduzir a faixa de condicionamento no traçado que venha a ser adoptado é a primeira prioridade de quem quer assumir as suas responsabilidades. Acho que numa Comissão assim definida o PS se integraria. Porque os objectivos seriam claros e não ambíguos como os propostos.

Sem comentários:

Aqui pode vir a falar-se de tudo. Renegam-se trivialidades, mas tudo depende da abordagem. Que se não repise o que está por de mais mastigado pelo pensamento redondo dominante. Que se abram perspectivas é o desejo. Que se sustentem pensamentos inovadores. Em Ponte de Lima, como em todo o universo humano, nada nos pode ser estranho.

Acerca de mim

A minha foto
Ponte de Lima, Alto Minho, Portugal
múltiplas intervenções no espaço cívico

"Big Man" 1998 (1,83 de altura) - Obra de Mueck

"Big Man" 1998 (1,83 de altura) - Obra de Mueck
O mais perfeito retrato da solidão humana