20 abril 2009

O PSD enreda-se em contradições sobre o TGV

O PSD Limiano promoveu em 17 de Abril um colóquio-debate sobre a passagem do TGV em Ponte de Lima. As três pessoas convidadas mais pareciam uns curiosos escolhidos para se mostrarem e não para mostrar a ciência, pois careciam dela.
O objectivo seria abrir uma guerra ao governo, ateando fogo nesta praça, que no entanto permanece surda aos apelos do PSD. Em vez disto a desorientação da plateia estendeu-se à mesa e foi um desfilar de tiros no pé de bradar aos céus numa força politica com a experiência desta.
Falou-se da atitude dúbia de Ferreira Leite, da convicção que o TGV será uma certeza qualquer que seja o próximo governo, incluindo se for do PSD, do velho bloco central de interesses, das sociedades de advogados de Lisboa que, à vez, mas sempre com os mesmos objectivos, vão patrocinando a feitura destas grandes obras.
Falou-se dos problemas da TAP derivados da utilização do aeroporto de Lisboa pelas empresas de baixo custo, da necessidade de manter estas para Campo Maior para lhes reduzir os atractivos, falou-se de coisas nunca faladas, de alternativas nunca postas e opções apresentadas fora de tempo.
Os assistentes sentiram-se órfãos, da mesa não surgiram respostas para as principais questões e principalmente para “o que fazer”. Uma iniciativa destas, a tão pouco tempo das eleições, não pode ser encarada pelo lado académico, aliás fraco, mas deveria ter uma orientação precisa a fornecer aos militantes tão carentes de apoio.
Até eu fiquei triste com tanta inépcia política.

1 comentário:

hfrsantos disse...

Portugal esta nu de pobreza e divida externa.
Primeiro ministro mente quando diz que nao temos alternativa a cosntruçao do TGV e do novo Aeroporto.

Aviaçao é um negocio instavel. Basta o Petroleo subir para que a aviaçao praticamente desapareça. Porque deve Portugal gastar tantos milhoes de euros num negocio que pode desaparecer dentro de uns anos?
Podemos habilitar base Low Cost na margem Sul para os voos Low Cost e ir utilizando a Portela para os voos de Longo curso.

O TGV é uma mania do Primeiro Ministro.
A linha do Norte esta saturada. O Alfapendular so trasnporta 300 pessoas de cada vez o que é uma gota no oceano de 10 milhoes de pessoas que vivem entre Setubal e Vigo.
Soluçao de Socrates é construir uma via ferroviaria paralela em TGV.
Soluçao mais barata é aproveitar a linha atual e colocar comboios com maior capacidade a circular como o IC2000 que trasnporta ate 1400 pessoas de cada vez nos seus dois andares a 200km/h em outras linhas saturadas da Europa.

Primeiro Ministro é engenheiro e pensa que a unica soluçao para os problemas de Portugal sao as obras, se fosse medico a soluçao seriam os hospitais.
Mas quem paga estas obras todas sao os portugueses com os seus impostos.

Em 2007 a CP Longo Curso trasnportou menos de 5 milhoes de pessoas o ano todo, o que da um pouco menos de 14 mil pessoas por dia. Quem vai entao andar de TGV?
Se a CP utiliza-se o IC2000 (1400 passageiros) na linha do Norte em vez do pendular (300 passageiros) num so dia com 18 viagens poderia trasnportar na linha do Norte 50 mil pessoas, quase 5 vezes mais do que toda a CP Longo Curso transportou diariamente em 2007.

Primeiro Ministro deixa de mentir aos portugueses ou aprende alguma coisa sobre administraçao de dinheiro que nao é teu antes de começar a gastar ao desbarato.

Aqui pode vir a falar-se de tudo. Renegam-se trivialidades, mas tudo depende da abordagem. Que se não repise o que está por de mais mastigado pelo pensamento redondo dominante. Que se abram perspectivas é o desejo. Que se sustentem pensamentos inovadores. Em Ponte de Lima, como em todo o universo humano, nada nos pode ser estranho.

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Ponte de Lima, Alto Minho, Portugal
múltiplas intervenções no espaço cívico

"Big Man" 1998 (1,83 de altura) - Obra de Mueck

"Big Man" 1998 (1,83 de altura) - Obra de Mueck
O mais perfeito retrato da solidão humana