29 maio 2009

Pegar em 10 milhões não será usurpação?

Na imprensa lê-se e ouve-se de tudo, mas o que é preocupante é ver profissionais a tentarem manipular sentimentos das pessoas com um despudor gritante. Teremos muitas situações em que aplicar a inveja, mas atribuir-lhe algum papel na questão dos 10 milhões do fundo de pensão pessoal posto à disposição de Miguel Cadilhe é abusivo.
Este valor ultrapassa de tal maneira aquilo que seria legítimo esperar que pode suscitar muitos sentimentos, desde a indignação à revolta, da estupefacção à incredulidade. Quanto à inveja, sentimentos mesquinho, quem a cultiva aplica-a sempre que vê o vizinho com carro novo, o colega com uma nova parceira, uma amiga com um novo visual.
Estes 10 milhões não se vêm todos os dias, é muita fartura para alimentar um sentimento tão básico como a inveja. A sua invocação só tem como objectivo desqualificar a opinião de quem se indigna com tão ridículo negócio. Estes jornalistas, estes opinadores que a invocam permitem-se brincar com os sentimentos das pessoas só porque isso é afinal frequente acontecer na imprensa.
O espectáculo é degradante mas seria necessária uma grande reciclagem ao cérebro destas pessoas para se não deixarem levar por facilidades quando tratam de sentimentos pessoais. Na verdade se hoje já não há respeito pelas pessoas, como se há-de respeitar a opinião pública? Desacreditar esta só tem como objectivo defender pequenos manipuladores, negociantes, usurpadores. E grandes quando mediáticos como o Miguel Cadilhe.

Sem comentários:

Aqui pode vir a falar-se de tudo. Renegam-se trivialidades, mas tudo depende da abordagem. Que se não repise o que está por de mais mastigado pelo pensamento redondo dominante. Que se abram perspectivas é o desejo. Que se sustentem pensamentos inovadores. Em Ponte de Lima, como em todo o universo humano, nada nos pode ser estranho.

Acerca de mim

A minha foto
Ponte de Lima, Alto Minho, Portugal
múltiplas intervenções no espaço cívico

"Big Man" 1998 (1,83 de altura) - Obra de Mueck

"Big Man" 1998 (1,83 de altura) - Obra de Mueck
O mais perfeito retrato da solidão humana