13 maio 2009

O homem Sonae também ensandeceu?

Admiram-no por ter construído um império a partir de um curso de engenharia química aplicado nos aglomerados estratificados. Teve a confiança de Pinto de Magalhães e aproveitou todas as oportunidades para aumentar o seu império. Aproveitou parcerias e até restos dos outros como a Torralta, só a PT resistiu aos seus dentes.
Esperar-se-ia que nos ensinasse a enriquecer com o trabalho, de que é sabido que ele gosta. Nós também gostaríamos que fosse com honestidade, mas neste momento de crise há mais gente pronta a prescindir disso. Em vez disso mandou-nos abrir buracos, tapar buracos, voltar a abrir e assim por diante. É evidente que Sísifo lhe causa pesadelos.
Abrir corredores para o TGV será para este senhor deitar dinheiro fora. Abrir buracos em jeito de brincadeira seria um investimento barato. Falta saber quem pagaria, mas não era o Belmiro com certeza. Porque ninguém está disposto a pagar para ocupar o espírito de alguém.
Além de todos quererem ganhar dinheiro, também todos querem que o seu trabalho seja proveitoso e agradável. Esta sugestão é de alguém que não respeita o esforço alheio, que considera que os postos de trabalho que ele põe à disposição da população são uma dádiva sua.
O trabalho é um bem público indispensável para conjugar com o dinheiro de forma a obter o rendimento desejado. Como alguém que não respeita o trabalho quererá que se respeite o seu dinheiro?

Sem comentários:

Aqui pode vir a falar-se de tudo. Renegam-se trivialidades, mas tudo depende da abordagem. Que se não repise o que está por de mais mastigado pelo pensamento redondo dominante. Que se abram perspectivas é o desejo. Que se sustentem pensamentos inovadores. Em Ponte de Lima, como em todo o universo humano, nada nos pode ser estranho.

Acerca de mim

A minha foto
Ponte de Lima, Alto Minho, Portugal
múltiplas intervenções no espaço cívico

"Big Man" 1998 (1,83 de altura) - Obra de Mueck

"Big Man" 1998 (1,83 de altura) - Obra de Mueck
O mais perfeito retrato da solidão humana